recriando uma marca: BEAKID - parte 1



0 comentários
Olá, pessoal!

De volta a mais um tópico do AtomicDesign. Desta vez com um dos trabalhos mais divertidos que já realizei com a equipe da agência Pontual Propaganda: a reconstrução da marca de calçados infantis BEAKID. Durante alguns anos, trabalhamos no desenvolvimento de uma imagem sólida e marcante para a BEAKID. Foram várias etapas e, por esse motivo, dividirei este post em duas partes.

Para começar, a apresentação do logo original e do "novo" modelo:


Sem me prolongar muito, uma breve explicação sobre sua concepção. A nova marca deveria manter seu espírito infantil mas com um toque feminino, já que a empresa passaria a priorizar este público. As bolinhas pretas presentes no logo anterior foram removidas, transformando o nome em algo único, sem interrupções. O cata-vento foi completamente remodelado, com formas arredondadas e dinâmicas. Além disso, sua posição foi invertida, o vento surgiria da esquerda para direita, caminhando para frente.

Feito isso, um extenso manual de identidade foi criado, referindo-se não somente às aplicações de logotipo, mas também abordando todo o contexto visual (cores, ícones, fontes e diagramação) que seria utilizado na comunicação.



Em seguida, foi a vez de apresentar a nova marca para o público. Um folder explicativo foi distribuído na famosa feira calçadista Francal de 2009. Ícones como borboletas, balões e bexigas marcaram presença, assim como o slogan "Faz seu mundo girar" criado pela redatora Aline Berti. Honestamente, eu adoro o slogan pois sintetiza exatamente o que toda comunicação representa: "movimento em um universo lúdico".


Claro, não poderíamos deixar de desenvolver caixas. Nesta etapa, elas são de importância ímpar, pois carregam o produto como uma mãe carrega seu bebê no período de gestação (desculpem pela analogia) e obrigatoriamente teriam que representar muito bem o posicionamento estabelecido.



Dado o pontapé inicial, tivemos tempo (a equipe da agência e eu) de expandir este conceito em inúmeras peças, sempre com o magenta, o roxo e o amarelo como cores principais. Seguem abaixo, dois modelos de anúncio (página dupla) produzidos.



Finalizando a parte 1 sobre a BEAKID, a primeira peça criada para marca estendida BEAKID Baby. Permaneceram os mesmos elementos do mundo lúdico criado. Porém, desta vez, toda sua forma preservada, sem o preenchimento magenta habitual. Com isso, a linguagem atuou em harmonia com um público ainda mais jovem, composto não só por meninas.



Na segunda parte, mostrarei de que forma foi desenvolvida a expansão da BEAKID, os novos mascotes e teremos mais cute design. Extremamente divertido de se trabalhar. Até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post