Quebrando a Cuca: logotipo ou logomarca?



2 comentários



E aí, pessoal! Estreando no blog AtomicDesign a série de posts Quebrando a Cuca. Nela, abordarei e discutirei alguns temas relativos à comunicação e ao design que são interessantes, complicados e, por que não, polêmicos. E pra começar, um dos temas mais contraditórios encontrados por mim desde que entrei no mercado de publicidade e propaganda:

"Qual a diferença entre Logotipo e Logomarca?"

Lembro me bem de quando era estudante de Publicidade e um dos professores (corto minha língua, mas não digo o nome) definira Logotipo como sendo a representação de uma marca contendo apenas letras ou grafias. O Facebook seria um ótimo exemplo para ele, na época.


Já, segundo ele, as Logomarcas seriam mais complexas, pois além da tipografia, elas conteriam um símbolo gráfico, ou, em linguagem chula, aquele desenhinho que acompanha o texto. Dentre tantos, cito a marca Windows, com o símbolo colorido presente em todas as versões.


Bem, o que posso dizer é que isso é uma grande bobagem! ... E logo explico o por quê.

Mas a confusão entre esses dois termos não se limita a isso. Muita gente usa o termo Logomarca como sinônimo de Logotipo. Seria verdade?

Depende.

Logomarca é um apelido criado pelo mercado publicitário brasileiro para a palavra Logotipo, esta última é usada mundialmente para definir toda e(ou) qualquer representação gráfica de uma marca ou empresa, tendo ela apenas texto, texto com símbolos, ou apenas símbolos. A Apple, muitas vezes, utiliza sua assinatura apenas com o símbolo. Basta? Para Apple, sim.


Grande parte dos especialistas em design não defende o uso da definição Logomarca. Segundo eles, ela seria um pleonasmo, ou seja, repetição inútil de ideias com mesmo sentido.
  - Lógos, em grego, é o mesmo que palavra, não na forma como ela é escrita ou falada, mas em seu significado e ideia. Podemos dizer, portanto que Logo é o significado da palavra.
  - Marca, do germânico marka, é o mesmo que significado em português.
Ou seja, "Logomarca é o significado do significado da palavra".

A palavra Logotipo, entretanto, tem seus conceitos mais coesos:
  - Tipo, do grego typos, é o mesmo que forma e modelo, ou seja, uma representação física.
Contudo, "Logotipo é a forma como uma palavra é representada. Como o conceito da palavra é exposto de forma física".

A própria enciclopédia online Wikipédia questiona esse terrível impasse (veja no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Logomarca).

Minha sugestão: opte por Logotipo. Há alguns anos abandonei o termo Logomarca. Primeiro porque não é aceita por todos os profissionais, segundo porque Logotipo é usado em todo mundo para logos com ou sem símbolo (logotype, em inglês) e por último porque para Logotipo há uma explicação plausível referente aos significados. Porém, se um cliente ou alguém próximo usar a definição "Logomarca", não o crucifique, pois a palavra é aceita no mercado e, até mesmo, pelos dicionários tupiniquins.

Espero ter ajudado àqueles que tinham dúvidas a esse respeito. Eu, honestamente, Quebrei a Cuca! (risos)

2 comentários:

Luís Augusto at: 17 de março de 2011 às 00:18:00 BRT disse...

Agradecimentos especiais ao meu grande amigo, ou seria apenas colega de trabalho (hahahaha), Murilo de Carvalho, mais conhecido como Murilinho ou MuriluÓzinho! Thanks!

Luís Augusto at: 17 de março de 2011 às 00:18:00 BRT disse...

Agradeço porque foi ele quem deu aquele tapa no texto. Sua ajuda, sempre é bem vinda! :)

Postar um comentário

newer post older post