super-heróis atômicos



2 comentários
E aí, pessoal!

Voltamos ao Atomic! Desta vez para falar de um assunto que há muito tempo me desperta atenção e interesse: os super-heróis e as histórias em quadrinhos.


Quem me conhece bem, sabe do fascínio que tenho por esses personagens. Mal sabia ler e escrever e já vibrava com as fantásticas histórias de super-heróis. Adorava desenhá-los, assim como os personagens de Wall Disney e Maurício de Sousa.

Batman. Criado em 1939 por Bob Kane.

Essa simpatia pelas bombadas e poderosas criaturas não se limita à minha pessoa. Hoje, os super-heróis marcam presença não só nas páginas das histórias em quadrinhos. Eles estão por toda parte. No cinema, o filme Batman Dark Knight tornou-se o quarto filme da história a ultrapassar a casa dos bilhões em arrecadação (fonte: site do Cinema em Cena). Para as crianças, diversos desenhos animados e produtos licensiados são lançados todo mês. E já é possível comprar todas as histórias lançadas do Superman, Batman e companhia através da internet e lê-las em um computador, Ipad ou Iphone. Basta acessar o site da DC Comics (https://read.dccomics.com).

E o que explica todo esse interesse pelos super-heróis?

A História nos conta que, desde a antiguidade, o confuso ser humano busca por exemplos a serem seguidos, admirados e respeitados. Figuras capazes de fazê-lo destinguir entre o bem e o mal. Os deuses mitológicos são o maior exemplo disso. E é esse o papel que os super-heróis exercem na sociedade contemporânea. O blog Santadrops exibe uma análise muito interessante sobre isso (clique aqui para acessá-lo).

O mocinho (Homem-Aranha) versus o bandido (Dr. Octopus). A eterna batalha do bem contra o mal.

Como surgiram os super-heróis?

Há controvérsias a respeito de qual foi o primeiro super-herói criado. Porém, o primeiro personagem a ser designado como superhero foi o Superman, em 1938, na revista Action e Comics #1 (Wikipédia). De fato, Clark Kent é considerado o primeiro personagem a aparecer com poderes fantásticos e sobre-humanos. Deu-se início à era dos super-heróis.

Action Comics #1(1938). Surge o Superman, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

AtomicDesign e os Super-Heróis

Visual do AtomicDesign é uma homenagem à era de ouro dos quadrinhos.


O design desenvolvido para o Atomic foi inspirato exatamente nessa fase da história das histórias em quadrinhos. O nome "atomic" também vem dessa época. Foi no período da Segunda Guerra Mundial que as histórias em quadrinhos tornaram-se populares, quando a ameaça da Guerra Atômica tornou-se real e quando surgiram diversos super-seres para combatê-la.


Lanterna Verde (1940), Capitão-America (1941) e Mulher Maravilha(1941) foram criados durante a Segunda Guerra.

O logotipo também leva as características do design de antigas capas de revistas em quadrinhos. O foguete remete às grandes histórias de ficção científica presentes na primeira metade do século 20.

As cores preta, amarela e branca foram escolhidas porque... bem... as cores preta, amarela e branca foram escolhidas porque gosto da combinação das três (rsrs). Brincadeirinha! Na verdade, o uso de apenas três cores remete às impressões arcaicas das primeiras publicações do gênero, muitas vezes limitadas apenas ao preto e branco.

Espero poder compartilhar e discutir esse assunto mais vezes por aqui... e que tenham curtido também. Até a próxima!

X-Men, criação de Stan Lee e Jack Kirby (1963), um dos mais famosos grupos de super-heróis da atualidade.

Dois ícones em confronto: Superman, da editora DC Comics, contra o Homem-Aranha, da Marvel.

Homem de Ferro ou Ironman, criado em 1963 por Stan Lee. Mais um herói que tornou-se franquia lucrativa.


Referências:
• Batman Dark Knight no site do Cinema em Cena (Link: http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_filme=5077)
• Blog Santadrops (Link: http://santadrops.wordpress.com)
• Superman no Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman)



2 comentários:

Anônimo at: 23 de setembro de 2011 19:25:00 BRT disse...

Oi Luís! Bem legal o post, mas e as heroínas, hein? O próximo artigo pode ser sobre isso? Iria adorar! Obrigada!

Luís Augusto at: 24 de setembro de 2011 17:29:00 BRT disse...

Ótima sugestão para um futuro post! Obrigado!!!

Postar um comentário

newer post older post