O período de campanha eleitoral está chegando ao fim. Durante os últimos meses boa parte do mercado publicitário arregala os olhos para as inúmeras oportunidades de marketing e propaganda politíca que aparecem.
O que não faltam são "santinhos"(aqueles papeizinhos com o rosto e o número do candidato), folhetos, adesivos, cavaletes, placas, cartazes; enfim, todo tipo de material, criando uma enorme poluição visual pela cidade. Sobra quantidade, falta criatividade.
Uma ótima saída para o candidato diferenciar-se dos demais é através das histórias em quadrinhos, os gibis, como são popularmente chamadas no Brasil. Eles são capazes de explicar assuntos sérios, como propostas políticas, de forma didática e espontânea. Torna a leitura muito mais agradável e atraente para os eleitores.
Em um período de dois meses, produzi, com a parceria de meu colega redator da Pontual Propaganda, Paulo Mantello, quatro revistinhas. Duas para um candidato a vereador de Araçatuba/SP e mais duas para candidatos à prefeitura e vice-prefeitura de Birigui/SP.
Crianças Espertas
As histórias para o candidato de Araçatuba/SP focaram-se em duas crianças super engajadas na política. Na última página, passatempos para a alegria da moçada. Para conferir as histórias, clique nas páginas para ampliá-las.
1. Amigo da cidade
2. O que faz um vereador?
Família do Futuro
Já as histórias para os candidatos de Birigui/SP tinham uma família como protagonista. Na primeira edição, ela aparece contando um pouco da história dos possíveis governantes; já a segunda, passa-se com a mesma família cinco anos no futuro. A história fictícia mostra como seria a cidade sob o comando do novo prefeito e vice-prefeito.
1. Histórias de Trabalho e Experiência em Birigui
2. Birigui 2016
Percebe-se o poder e o potencial que as histórias em quadrinhos têm. Temas sérios, complicados ou até mesmo delicados de se comunicar, podem ter um grande aliado com nossos queridos gibis.
0 comentários:
Postar um comentário